SOBRE A EXPERIÊNCIA ONLINE, TEMPOS DE EXPERIMENTAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO.

Voltamos ao assunto de aulas online, já que continuamos com a necessidade de soluções educacionais para tempos de pandemia. Talvez o exercício da educação venha a ser outro depois do Covid19. Sempre é tempo de aprender, e agora que estamos mais conectados, pode ser um momento de prática, de criatividade e de troca com o mundo. E isso se aplica também à educação e suas possibilidade online.

É bom lembrar que o uso de tecnologias digitais pelos estudantes, não são exatamente uma novidade.  Muitas vezes, eles sabem navegar com mais rapidez e facilidade que seus professores.  Então talvez seja momento de pensar em transformar essa habilidade em aliada para educação, e não a tratar como se fosse uma inimiga.

Mas também, não vai se jogar tudo fora, o bebê e a água do banho. Muito da prática presencial pode e deve ser aproveitada. As aulas presenciais são desenvolvidas por um planejamento, que inclui uma narrativa de como o conteúdo deve ser apresentado para que o aluno possa realmente construir seu conhecimento. Essa mesma premissa deve ser aplicada para curso ou aula online, incorporando as possibilidades que a tecnologia digital oferece. Atividades como pesquisa, educação por projeto e mesmo personalização – entre outros – podem ser referência e trazer novos desenhos e novos caminhos. Distribuir o conteúdo de forma que intercale com tarefas que necessitem de raciocínio diferenciado ou de atividades diversificadas, criam alternativas para tornar o curso/aula amigável. É bem diferente uma aula presencial de uma mediada por tecnologia.  Alguns conteúdos são mais difíceis ou até mesmo pouco prováveis de serem funcionais virtualmente. Devemos pensar de que modo é possível o professor mediar o conteúdo de forma mais participativa, trazendo uma prática que vai além de simplesmente dar conta do necessário. Trabalhar colaborativamente com profissionais de outras áreas de forma interdisciplinar em um esforço conjunto, pode contribuir enormemente nos resultados. Será que é possível considerar este momento como um cenário propício à experimentação e transformação?

Sim, todos podemos ensinar e aprender, fazemos isso no nosso cotidiano. Aprender diariamente é uma das maravilhas do universo. Mas é necessário ter clareza quanto à proposta pedagógica do que estamos oferecendo. Aonde queremos chegar? Como envolver e cativar os alunos nessa viagem? Como preparar esses alunos para serem autônomos, desenvolverem pensamento crítico, lógico e outras competências contemporâneas?   E não devemos esquecer da importância da democratização do ensino e que, portanto, deve ser acessível e justo.

Imagem Coffee Bean por Bixabay