AULAS ONLINE, A QUESTÃO DO MOMENTO EM TEMPOS DE PANDEMIA.

Temos ouvido de algumas crianças do ensino fundamental 1 e 2 dizendo que estão com dificuldade em acompanhar aulas online. No geral não se sentem motivadas e algumas frases que representam esse sentimento são “a aula é chata” “acho que não aprendo” “o computador fica travando” “os professores são entediantes”. Nos últimos anos experiências em escolas de diversos países tem demonstrado que metodologias ativas como aulas online, lousa digital, gameficação, laboratórios maker entre outros, tem auxiliado no desenvolvimento das crianças,  na aprendizagem e na construção de conhecimento. Mas existe um caminho para isso.

Parece que o problema atual – e emergencial –, quando as escolas estão fechadas e se implementou rapidamente o ensino a distância para garantir um mínimo de aprendizado e de cumprimento do conteúdo curricular, é que, muitas vezes, a aula online segue o mesmo planejamento e roteiro de uma aula presencial. Além desse fator, nem alunos, nem professores tiveram algum tipo de preparação para mudar sua prática de ensinar e aprender.  Muitas escolas estão trabalhando, pela primeira vez em ambientes virtuais. No Brasil a prática de EAD aparece com mais frequência no ensino superior, e mesmo assim falha em alguns aspectos.

Certamente não é uma questão simples e com respostas prontas, pois envolve muitas questões como acesso à internet principalmente por diferentes classes sociais, falta de espaço para estudar em casa, dificuldade de alguns pais em acompanhar os estudos dos filhos, entre outros. A reclamação não é somente dos alunos, professores e pais também tem encontrado dificuldades nesse novo planejamento

Mas é urgente que se pense em capacitar professores para metodologias que vão além da sala de aula e que se debata esse tema com pais e alunos.

Esse será nosso assunto também para os próximos posts.